Hey pessoal, tudo bem com vocês?

Estou passando aqui para compartilhar um método que eu uso desde 2017 e que vem ajudando muito desde então. 

Só para contextualizar vocês, no ano de 2017 eu saí da casa da minha mãe para estudar Jornalismo em outra cidade, e logo me deparei que precisaria organizar as minhas contas. 

Naquele ano em si, eu dependia financeiramente e exclusivamente da minha mãe, mas quem cuidava das minhas contas era eu, como pagar  o aluguel, condomínio, mercado e assim por diante. Minha mãe confiava em mim, ela me mandava o dinheiro e eu pagava as contas. 

Diante desse cenário, eu senti uma grande necessidade de saber o que entrava, o que saia, valores, e tudo o que estava envolvido nesse processo. Então, eu pegava a minha agenda no final do mês e anotava tudo o que entrava, todos os gastos e o dia que foram feitos, e o status, se já estava pago ou ainda estava pendente. 

E desde então, eu comecei a aprimorar este método, porque eu já sabia o que funcionava pra mim e o que me atrasava. Eu percebi que era um porre eu ter que anotar absolutamente tudo o que eu comprava, porque às vezes eu estava na rua, e precisava guardar o comprovante e quando chegasse em casa, pegar o meu planner, sentar e escrever. E, confesso que às vezes eu ficava morrendo de preguiça. Mas fazia parte, eu tinha que me organizar de alguma maneira não é mesmo? 

Com o tempo, eu achei uma maneira que conseguia fazer isso praticamente na mesma hora que eu comprava algo. Só para deixar bem claro, eu não sou um especialista em finanças, nem nada do tipo. Sou apenas uma pessoa organizada que gosta de saber onde gasta o seu dinheiro. Além do mais, eu não sou o melhor exemplo de pessoa que guarda dinheiro (risos). 

Mas chega de enrolação e vamos falar do que realmente importa: a ferramenta que eu uso hoje é o Google Planilhas (tanto na versão Desktop como o Aplicativo). De forma rápida ele é um Excel online disponibilizado quando você tem uma conta no www.gmail.com.br

Se você não tiver uma conta, fica tranquilo, basta você acessar a plataforma do site, se cadastrar e pronto. E o melhor é que é gratuito!

Eu fiz uma planilha totalmente gratuita de controle financeiro que você vai ter acesso quando e onde quiser. Para acessá-la é só clicar no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tPuL8kyTEYsXA2J5OTlucPHjFetXjMluBC7leGEJ_aY/edit?usp=sharing

Assim que você abri-la você precisa seguir os passos abaixo para conseguir utilizá-la com sucesso:

  1. Quando você abrir será essa visão que você terá:Planilha-de-Controle-Financeiro-Grátis_Nataniel-Totti
  2. Clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo e depois em “Fazer uma cópia”:Planilha-de-Controle-Financeiro-Grátis_Nataniel-Totti
  3. Ao clicar em “Fazer uma cópia” será mostrado a janela abaixo onde você pode alterar o nome do arquivo e escolher o diretório de salvamento da sua planilha dentro do Drive. Assim como o Planilhas Google, o Drive é uma das várias ferramentas que o Gmail disponibiliza gratuitamente para você. Basicamente ele é uma nuvem de 15 GB que você pode salvar qualquer arquivo nele. Planilha-de-Controle-Financeiro-Grátis_Nataniel-Totti

E pronto, você já tem a sua planilha de Controle Financeiro totalmente gratuita para você usar feita por mim :D. 

Só algumas observações para te ajudar antes de iniciar: 

  1. A planilha tem abas (parte inferior da tela) para todos os meses até acabar o ano de 2020;
  2. A tabela “Receita” indica todos os valores que você recebeu durante o mês;
  3. A tabela “Despesas” indica todos os gastos que você teve no mês;
  4. As tabelas “Banco I e II” é para você detalhar os valores gastos nos seus Cartões de Crédito. Aqui é importante você se atentar ao fechamento da sua fatura, por exemplo: se seu cartão fecha todo dia 29 e você fez uma compra no dia 30, sua fatura colocará esse valor apenas no próximo mês;
  5. A tabela “Resumo do Mês” faz a diferença entre Receitas e Despesas mostrando o seu Saldo;
  6.  Todas as tabelas estão com fórmulas, então assim que você preencher esse valor será automaticamente somados aos anteriores;
  7. Quando você fizer uma compra parcelada, sinalize com Parcela 01/12 por exemplo, assim você consegue ter uma noção de quando ela começa e quando vai acabar. 

Espero que vocês tenham gostado do post e que ajude vocês como tem me ajudado. Grande abraço e até o próximo. 

 

Atenciosamente,

Nataniel Totti

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