Hey, tudo bem?

Hoje eu tô aqui para falar sobre ponto final (metaforicamente).
Um ponto final é um símbolo gráfico da escrita que tem geralmente a mesma função em quase todos os idiomas. Esse símbolo é representado pela forma preenchida de um círculo. E sua principal função textual é justamente interromper algo, pausar, acabar, finalizar um assunto, trocar de parágrafo, colocar um ponto final (risos).

Geralmente as pessoas confundem ao trocar a vírgula pelo ponto final. A vírgula ao contrário do ponto final, simplesmente faz uma pausa, um respiro, ela é leve e pouco sentida. O ponto final não, ele é bruto, rígido e permite a fluidez da imaginação e uma possível continuação.

ponto final_Nataniel Totti

Na vida vivemos momentos efêmeros, momentos de alegria, de tristeza e momentos de questionamento existencial. E sem percebermos, colocamos vírgulas e pontos finais em nossas histórias. E repare que os erros na escrita se replicam na vida, ou seja, a inserção incorreta desses dois símbolos gráficos em situações que eles não deveriam existir.

Você já parou para pensar que você colocou um ponto final ou uma vírgula erroneamente em sua vida ou na vida de alguém? Acho que não estamos acostumados a ver essa forma poética, e sabe porque? Porque ela é bela, e quando colocada em uma situação que mexe com você ela perde total do seu verdadeiro e mais puro sentido.

Pontos finais e vírgulas são necessários, mas devemos saber usá-los com responsabilidade e bom-senso. Ademais, um texto escrito tem uma perspectiva diferente para cada pessoa, onde estado de espírito, educação, contexto social devem sim ser levados em consideração para que seu texto consiga atingir de forma homogênea (igual) a todos que o lerem.

Me conta aqui embaixo se você já inferiu um ponto final na vida de alguém ou se foi o ponto final que apareceu pra você! Eu vou adorar saber a sua história 😀

Desta forma, como autor do texto, também tenho que saber reconhecer o momento de parar, e eu pelo que sinto, ele chegou. Fim da história!

Espero que tenham gostado da reflexão de hoje. Grande abraço e até o próximo ponto final, ops rs, até o próximo post.

Atenciosamente,
Nataniel Totti

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu acredito na força dos pontos finais e das vírgulas, nas sentenças e na vida. Muitas vezes necessários outras vezes pode se dizer : humm sei lá ! mas vale sim lembrar que nas sentenças e na vida erroneamente colocados ou não vão causar efeitos, ruins, bons, engraçados, desastrosos, reflexivos, enfim vão causar, emitir mensagens exprimir finais e pausas.
    No entanto curiosamente o texto cheio de pontos finais e vírgulas me levou a pensar …
    Cada ponto colocado bem como as vírgulas me mostraram que mesmo exercendo a função definida pra eles carregaram consigo uma função secundária e vou lhes apresentar.
    Depois de cada ponto final e de cada vírgula, pra quem escreve ou quem vive sempre vem a oportunidade do recomeço , do reescrever, do reinventar … veja bem, com uma citação de Guimarães Rosa , termino aqui pra vocês continuarem a refletir:

    “ O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão.” ☺️

  2. Es ist in Wirklichkeit eine nette und nützliche Information. Ich bin zufrieden, dass Sie uns diese nützlichen Informationen gerade mitgeteilt haben. Bitte halten Sie uns so auf dem Laufenden. Danke für das Teilen. Marjorie Cristian Carbrey

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui