Muitas pessoas que querem se tornar jornalistas de moda se deparam com a seguinte dúvida: “Curso jornalismo ou moda?”.

Para responder essa dúvida, fiz um post completo sobre o assunto, discorrendo sobre o mesmo e dando o meu parecer.

Atualmente, há uma dúvida muito frequente entre os jovens na hora de escolher o curso do vestibular, e eu entendo muito bem isso, já que também passei por esta fase e sei que não é nada fácil escolher a profissão que você vai exercer pelo resto da vida. Essa dúvida se torna ainda mais cruel principalmente para aqueles que gostam de várias áreas, como eu.  No meu caso, eu amo escrever e passar a minha opinião para o mundo, por outro lado, eu sou apaixonado por tudo o que envolve o mundo da moda. E quando chegou a hora de prestar o vestibular, não consegui me decidi e prestei os dois cursos (Jornalismo e Moda).

Apesar de ter sido aprovado nos dois, acabei optando por cursar jornalismo, por saber que é uma área que eu me sentiria mais confortável, visto que, a faculdade de moda me “forçaria” a aprender coisas que não faço muito bem, como desenhar. E isto, é um tremendo erro, não que eu me arrependa de estar cursando jornalismo, mas eu li algo a respeito disso em algum site quando estava procurando informação sobre o assunto e me deparei com algo que me fez repensar e gostaria de passar adiante este conselho: “Escolha o curso de acordo com a sua dificuldade, e não o contrário. Explico: se você já escreve bem, mas não conhece muito da parte técnica da moda, faça uma faculdade de moda; agora se você tem facilidade com esse universo, mas não tem segurança para assinar um texto, vá para uma faculdade de jornalismo. A verdade é que não existe uma resposta absoluta – a melhor forma de se tornar um profissional completo é ir preenchendo as lacunas do seu conhecimento. ”

Mesmo antes de ingressar na faculdade de jornalismo, eu já sabia que ia dar um jeito de unir essas duas profissões, jornalismo e moda, porém, só não sabia como!

Até que, depois de muito pesquisar, descobri que havia a possibilidade de ser jornalista de moda. Sim, isto existe, é uma profissão que encanta os olhos de muita gente (inclusive o meu) por estar associada diretamente ao glamour, mas ela não é só isso, e assim como todas as profissões ela tem seus perrengues. Se você é jornalista e ama moda, saiba que essa união é possível, várias revistas abrem espaço para que jornalistas assistam desfiles, façam críticas, entreviste estilistas e modelos, entre muitas outras funções que você pode ter.

Querer ser jornalista de moda vai exigir um esforço a mais da sua parte, visto que, mesmo você sabendo escrever maravilhosamente bem, isto não te bastará, pois você terá que estudar muito, sobre as técnicas, tecidos, cores, pois você só consegue falar de um assunto quando você o domina.

Muitas pessoas banalizam essa profissão e julgam como fútil, porém é válido salientar que a indústria da moda é responsável por 4,1% do PIB nacional e por mais de 2 milhões de empregos por todo o Brasil.

Eu espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas…

Grande abraço, e até o próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui